Publicados sobre: qui, set 5th, 2013

Sites de Notícias de Cacoal

A cidade de Cacoal abriga o segundo jornal mais antigo de Rondônia, em circulação há 33 anos, mas o seu primeiro portal de notícias online foi o Portal Cacoal, criado em 27/11/2001. O site, fundado pelo jornalista Daniel Oliveira da Paixão é acessível através do endereço www.portalcacoal.com.br. Cacoal abriga atualmente uma profusão de sites e blogs, mas apenas alguns desses sites podem ser considerados genuinamente de notícias. Os sites do município que se englobam nessas categorias, são os seguintes:

Portal Cacoal – www.portalcacoal.com.br
Portal Rondônia – www.portalrondonia.com.br
Clarim da Amazônia – www.clarin.com.br
Portal Notícias RO – www.portalnoticiasro.com.br
Cacoal Notícias – www.cacoalnoticias.com.br
Oliberal de Rondônia – www.oliberalro.com.br
Tribuna Popular – www.tribunapopular.com.br
Cacoal News – www.cacoalnews.com.br
Rondonia Aqui – www.rondoniaaqui.com.br
Portal 364 Br – www.portal364.com.br
Jornal dos Bairros – www.jb1.com.br

O município conta com ainda com vários outros sites, mas a maioria deles destinados à divulgação de eventos. O município conta também com os sites de empresas, organizações religiosas, clubes de serviços, entidades públicas, ongs, etc.
É muito difícil saber com exatidão o número de sites em razão de os registradores nacionais e internacionais não disponibilizarem um banco de dados completo desses sites. Além disso, mesmo que disponibilizassem, tem ainda o agravante de registradores de vários países permitirem o registro de sites que não sejam nacionais. Nem mesmo os sites registrados no registrador oficial do Brasil, o registro.br, são listados em um banco de dados onde se possa saber com precisão a que cidade pertence, seu proprietário, etc. Nem mesmo a data de fundação de tal site, ao que tudo indica, não consta desse banco de dados, pois o que fica visível ao público é a data em que alguém registrou o seu ID, espécie de identificação, mas uma pessoa ou entidade, possuidora de um único código de identificação pode registrar vários sites, em datas diferentes e que muitas vezes podem pertencer a terceiros. Este é o caso, por exemplo, de empresas de hospedagem que se encarregam de todo o processo de cadastramento e registro de sites de seus clientes. Assim, pode ser que o registrador esteja em um estado e registre e implante site de empresas ou pessoas de outras cidades do país.
Desde modo, para se chegar a um número de sites de uma cidade é possível apenas uma previsão, consultando nos sites informações de email, telefone e endereço, mas existe o problema de muitos sites sequer tornar público uma forma de contato.
Por estimativa, contudo, calcula-se que em Cacoal exista aproximadamente 150 sites, englobando tanto os de notícias, como os sites de instituições públicas, OSCIP, entidades religiosas, organizações educacionais, empresas e pessoas.

Autor: Daniel Oliveira da Paixão
Editor do Portal Cacoal

Deixar um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>