Em Cacoal carnê de IPTU não será mais enviado aos endereços!

Em Cacoal carnê de...

Se até 2017, os moradores de Cacoal recebiam na porta de casa ou na empresa (ou na casa do vizinho) o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, agora cabe ao cidadão emitir o seu imposto ou correr atrás do seu carnê na Prefeitura Municipal de Cacoal.Isso porquê, a partir de agora, a emissão está sendo feita apenas pela internet, através do portal da Prefeitura de Cacoal www.cacoal.ro.gov.br.

Apesar de facilitar a vida de centenas de cacoalenses que tem acesso fácil à rede mundial de computadores e impressora, a disponibilização do IPTU na internet tem preocupado muito a sociedade cacoalense. Afinal, uma boa parte da população não tem acesso à internet ou não possui uma impressora para poder imprimir o imposto por conta própria e ir pagar o carnê.

A equipe do jornal Tribuna Popular entrou em contato com o setor responsável pelo Imposto Predial e Territorial Urbano. A princípio, funcionárias do setor informaram que a prefeitura não enviará mais o carnê às residências e que a partir de agora caberia exclusivamente ao cidadão emitir o carnê pela internet. Essa seria a única forma possível para que o cidadão emitisse o imposto que ele é obrigado a pagar, para contribuir com o desenvolvimento da sua cidade.

E quem não tem acesso a internet ou como imprimir o boleto por conta própria?
Questionados sobre a dificuldade que isso geraria ao cidadão que não tem acesso fácil a internet ou que não possui uma impressora à disposição para imprimir o carnê de IPTU, uma das servidoras do setor de IPTU informou que 90% da população tem acesso à internet e que esta é a melhor forma para que o cidadão pague a sua conta.
Depois desta resposta, a equipe procurou a secretária municipal de Administração de Cacoal.Josy Rodrigues fez questão de ir atrás de informações corretas para serem repassadas à equipe de reportagem. Com isso, em conversa com o secretário municipal de Fazenda, Gilmar Andrade, o mesmo explicou que a emissão estará disponível na internet a partir da semana que vem. Contudo, quem não tiver condições de acessar à internet ou imprimir o carnê, poderá contar com a equipe da Prefeitura de Cacoal, que atenderá o cidadão, gerando e imprimindo o carnê.

Sobre a divergência de informações prestadas pelo secretário e por alguns dos servidores da secretaria de Fazenda, a secretária de Administração destacou que será feita uma reunião com os servidores da Semfaz, para que as informações sejam repassadas à sociedade de forma correta, anunciando todos os serviços oferecidos pela Semfaz e principalmente como proceder em relação a emissão do carnê de IPTU. “Eu informei ao secretário de Fazenda de que alguns servidores estão divergindo nas informações repassadas e ele garantiu que reunirá toda a equipe, com o objetivo de garantir um atendimento de qualidade ao cidadão cacoalense”.

A equipe da TP entrou em contato também com o secretário de Fazenda, que apesar da divergência inicial entre os servidores da Semfaz, foi enfático: “Estamos fazendo uma conferência nos IPTU, antes de disponibilizarmos. Acredito que a partir da quarta-feira (14), o serviço estará disponível no site e no balcão da prefeitura. Quem não tiver como imprimir o boleto, é só procurar pela equipe na Prefeitura de Cacoal que o serviço será oferecido. Quem não conseguir acessar e imprimir o carnê pela internet, basta procurar a prefeitura que nossos servidores estarão à disposição do cidadão”, concluiu o secretário de Fazenda Gilmar Andrade.

Descontos – Serão oferecidos, para pagamento em cota única, descontos de 20% para os que pagarem o IPTU até dia 30/05; 15% de desconto até o dia 30/05; 10% até dia 30/06. Já os parcelamentos poderão ser feitos a partir do dia 30 de junho. (Giliane Perin)

Fonte: Redação

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA